quinta-feira, 16 de março de 2017

E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2:7


Lucas relata o momento em que Maria, a agraciada e escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, deu à luz o seu primogênito, Àquele que veio para remir os nossos pecados. E como profetizado o Senhor chegou ao mundo de maneira simples, sem a pompa e a circunstância a que os reis da terra chamavam a si e aos seus descendentes. Jesus entrou como homem nesse mundo como homem com a mesma simplicidade com que entra em nossas vidas. Ele chega na Sua hora e reflete a glória e o resplendor de Deus e traz a verdadeira alegria e o necessário temor aos que Dele se acercam. Mas há neste texto uma informação que precisa ser analisada para que desmitifiquemos a história criada ao longo dos séculos sobre a valorosa e digna mulher que trouxe à luz o Messias. Todos os evangelistas relatam que Maria concebeu, sendo virgem, e assim o foi até o nascimento de Jesus. Mas devemos nos atentar para o fato de que a Bíblia informa Jesus é o Filho Unigênito de Deus mas ao se referir a Maria, Lucas usa a expressão primogênito, quando narra o momento em que a virgem traz ao mundo o Salvador. Se Maria tivesse tido apenas um filho, essa palavra não faria sentido. Só se é primogênito em relação a outros irmãos. Além do mais há passagens na Bíblia que nos informam que Jesus teve quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Judas, e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19). Marcos 6:3 descreve claramente que Jesus foi criado como filho do carpinteiro José, entre seus irmãos e irmãs. Mas na história do Salvador o que  importa é que Ele foi concebido pelo Espírito Santo e se fez homem por intermédio de uma santa mulher separada por Deus para que Seu plano salvífico se comprimisse, conforme se lê em Isaías 7:14.


"Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...