terça-feira, 31 de janeiro de 2017

E aconteceu que, quando Jesus concluiu todos estes discursos, disse aos seus discípulos: Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Mateus 26:1-2


Mateus narra o momento em começa a se desenrolar o começo definitivo do último ato do Plano de Salvação, quando mais uma vez Jesus advertiu seus discípulos sobre o que aconteceria. Por mais que tenha realizado milagres e contemplado um grupo de doentes, pecadores e sedentos da Verdade, Jesus deixa claro que seu objetivo é a cruz para alcançar a humanidade. Jesus sabia que teria que enfrentar o poder temporário de Roma. Os governantes romanos e seus representantes, por sua vez, sabiam que não poderiam enfrentar os numerosos judeus, que desciam a Jerusalém para celebrarem a Pascoa, sem criarem um alvoroço entre aqueles que reconheciam Jesus como um profeta. Foi por essa razão que armaram um plano para prendê-Lo em segredo, depois do término da festa da Páscoa quando cidade estivesse mais tranquila. Foi aí que Judas entrou! Pode ter sido por avareza e ambição. No entanto, qualquer valor é ínfimo perto do que perdeu. E como também nos mostra a história atual a ambição não compensa os infortúnios agregados a ela. O amor ao dinheiro é o mal mais terrível que tira do homem a verdadeira riqueza de sua humanidade. Judas pode ter sido movido pela frustração de não encontrar em Jesus o líder que libertaria a Palestina dos romanos, uma vez que Jesus deixou claro qual era a Sua missão. Quantos não agem como Judas, esperando que Jesus aja conforme a sua vontade. Mas pode ser também que Judas jamais tenha desejado a morte de Jesus, por isso recorreu ao suicídio. Talvez Judas tenha tido essa atitude apenas para forma de leva-Lo a agir com rapidez. O que muitos ainda tentam fazer, quando usam atalhos para ajudar Jesus.  Mas Salomão nos ensina que os caminhos de Deus são retos. Por isso, sabendo que Jesus é o Caminho, devemos nos atentar  para o que nos diz Moisés em Deuteronômio 5:32-33

Olhai, pois, que façais, como vos mandou o Senhor, vosso Deus, não declinareis, nem para a direita, nem para a esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...